terça-feira, 29 de setembro de 2009

[Projeto]

Comentário do projeto

A leitura do Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural ampliou nossos horizontes em relação à postura de empresas que colaboram com o processo de democratização cultural, à compreensão da importância do planejamento da produção cênica e quais procedimentos devem ser feitos por quem pretenda pleitear patrocínio para um evento cultural.
No Caso da empresa Votorantim é animador saber como ela percebe o solo fértil que o Brasil possui no que se refere a pessoas criativas e que podem fazer pequeno-grandes coisas para que haja realmente uma transformação social e isso será mais rapidamente possível se houver contribuição para a formação de pessoas e instituições tornando-as capazes de realizar ações de sucesso que fomentem experiências culturais diversas viabilizando de fato a democratização da cultura.
Através da leitura percebemos também que o processo de democratização cultural requer planejamento o que é de suma importância principalmente quando temos que trabalhar com produção cênica porque esse trabalho se revela exigente uma vez que é preciso levar em consideração fatores tais como: tema, tamanho do elenco, tamanho do espaço físico, disposição da composição do espaço físico, condições do palco, iluminação, indumentária do elenco.
Quando um artista escolhe um tema para encenar deve, em seu planejamento, ter conhecimento prévio dos hábitos culturais do público para o qual vai apresentar seu trabalho. O tamanho do elenco também deve estar de acordo com as possibilidades do tema abordado, o espaço físico do palco e a composição dos objetos e personagens neste palco. A iluminação elemento essencial no cenário, deve ser bem planejada e por tanto estar de acordo coma as perspectivas visuais da platéia. Outro item fundamental é a indumentária usada pelos personagens, esta deve estar adequada ao físico dos personagens e ao tema do espetáculo.
Uma peça teatral é um item cultural, na maioria das vezes muito caro, por esta razão o artista necessita produzir detalhadamente seu projeto cultural para além de sensibilizar o patrocinador, garantir os recursos financeiros necessários a
Realização de seu projeto.
Para garantir a realização de um projeto cultural é necessário fomalizá-lo dentro da seguinte estrutura: título, justificativa, objetivos, metas, metodologia, cronograma e mensuração de resultados. Mas este passo so deve ser dado após a identificação de demandas ou oportunidade.
Outras etapas a serem consideradas na realização de um projeto cultural são: captação de recursos, seleção de pessoas envolvidas, divulgação, show/espetáculo e avaliação dos resultados.
Esse trabalho nos deixa como legado a consciência de que arte e cultura não devem ser trabalhadas na base do improviso, devem sim planejadas todas as ações, só assim se pode garantir respeito e prestígio.

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